A autenticação Basic Authentication funciona de forma simples, transmitindo o nome de usuário e a senha codificados em Base64 no cabeçalho de uma requisição HTTP. Nessa integração, para toda requisição, a autenticação com Basic Authentication deve ser realizada, independente do verbo HTTP. Os passos para utilizar esse método de autenticação são os seguintes:1.
Concatene o nome do usuário com dois pontos (:) seguidos da senha. Exemplo: "usuario:senha";
2.
Codifique a string resultante em Base64;
3.
Inclua um cabeçalho "Authorization" na requisição HTTP;
4.
No cabeçalho "Authorization", insira "Basic" seguido de um espaço e das credenciais codificadas, por exemplo, “Authorization: Basic dXNlcm5hbWU6cGFzc3dvcmQ=”.
Para o envio de requisições via Apidog, o uso de Basic Authentication pode ser definido de forma simples. Primeiramente, deve-se acessar às definições de "Auth" da requisição. Após isso, na opção Authorization Type deve-se selecionar a opção Basic Auth.Por fim, o usuário deve inserir os campos do usuário e senha definidos para serem usados na integração, como demonstrado abaixo.Figura 1: Exemplo de uma forma de realizar autenticação no ApidogUma outra forma de se realizar isso é utilizando o "Headers". Ao acessar ele é necessário selecionar/escrever "Authorization" no campo "Name" e em "Value", seguindo a sintaxe que foi explicada acima, escrevendo Basic seguido das credenciais codificadas, como demonstrado abaixo.Figura 2: Exemplo de uma forma de realizar autenticação no Apidog Modified at 2025-04-04 12:25:33